quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Sou Filho Amado


“Quando todo o povo ia sendo batizado, também Jesus o foi”. E estando ele a orar, o céu se abriu "e o Espírito Santo desceu sobre ele em forma corpórea, como uma pomba; e veio do céu uma voz: Tu és o meu Filho bem-amado; em ti ponho minha afeição".
(Lc 3,21-22)
Meditando sobre essa passagem da sagrada escritura me encantei com a humildade de Jesus e com o amor do Pai, concedendo ao seu filho querido uma experiência sem igual. Confesso que desejei ardentemente receber a mesma experiência. Temos a certeza que Deus jamais negará a qualquer um que pedir com sinceridade, o Espírito Santo. A própria sagrada escritura nos revela : "Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas coisas a vossos filhos, quanto mais vosso Pai celestial dará o Espírito Santo aos que lho pedirem". (Lc 11,13)

Vivemos numa sociedade carente de amor. Jovens e adultos vivem buscando uma experiência que os realize e que dê sentido às suas vidas. Vi nesta passagem da bíblia o caminho que todos têm que trilhar. Imitar a humildade de Jesus que:
"Sendo ele de condição divina, não se prevaleceu de sua igualdade com Deus, mas aniquilou-se a si mesmo, assumindo a condição de escravo e assemelhando-se aos homens". (Fl 2,6,7)

Entrar na fila dos pecadores e deixar-se invadir pelo Espírito Santo, é o convite do Senhor para todos nós. A graça maior que Deus quer nos conceder é uma certeza profunda de que somos filhos amados e que Ele põe em nós toda a sua afeição. Quando isso acontece nos tornamos como diz o apóstolo Paulo:
"Mas, em todas essas coisas, somos mais que vencedores pela virtude daquele que nos amou". (Rm 8,37)

Mais do que saber que Deus nos ama, essa graça nos faz crer e nessa fé nada mais nos afasta do amor de Deus. Como está escrito: "Pois estou persuadido de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem o presente, nem o futuro, nem as potestades, nem as alturas, nem os abismos, nem outra qualquer criatura nos poderá apartar do amor que Deus nos testemunha em Cristo Jesus, nosso Senhor". (Rm 8,38-39)

Após o batismo no Jordão Jesus venceu o demônio no deserto, resistindo às tentações e assume diante de todos o seu ministério. Mesmo perseguido e até mesmo enfrentando os que queriam mata-lo, segue em frente. Essa experiência, que se repete na transfiguração, dá a Ele a força que precisa. Nada mais poderoso numa vida do que se saber amado, ter a certeza de que o Pai nunca nos abandona, nunca nos deixa só. Como Ele mesmo declara: "Eis que vem a hora, e ela já veio, em que sereis espalhados, cada um para o seu lado, e me deixareis sozinho. Mas não estou só, porque o Pai está comigo". (Jo 16,32)

A experiência do batismo no Espírito Santo nos enche do amor de Deus e nos capacita a fazer aquilo que nunca pensamos conseguir realizar. Com certeza, sem essa graça, jamais poderíamos.

Jesus em toda sua vida, especialmente na sua agonia, nos revela a importância de crer no amor de Deus. Na traição permanece amando; assume sozinho a prisão, libertando os outros; olha a todos com amor; sofre sem odiar ninguém; carrega a cruz que não lhe pertence; ora em todo o tempo; perdoa o que não merece perdão e promete a ele o paraíso, sem que tenha de reparar o mal que fez; mesmo sofrendo ele não esquece sua mãe e providencia para ela uma lar que a acolha; perdoa a todos, inocentando-os; ora ao Pai e entrega a vida em Suas mãos; a tradição diz que mesmo o soldado que cravou a lança em seu peito foi curado! Essa é a força que tem, aquele que recebe a graça de ser batizado no Espírito Santo e tem confirmado no seu coração o amor do Pai.

O mundo necessita de homens e mulheres que recebendo essa graça se tornem testemunhas verdadeiras de Jesus, imitando-o.
Concluo com uma palavra reveladora de São Paulo e com uma oração, que espero tocar o coração de cada leitor:
"Por isso, a criação aguarda ansiosamente a manifestação dos filhos de Deus".(Rm 8,19)

"VEM ESPIRITO DE DEUS E CONFIRME NO MEU CORAÇÃO, QUE EU SOU AMADO, SOU FILHO AMADO, QUE AMADO EU SOU. É BOM SENHOR SABER QUE SOU AMADO, BEM MAIS DO QUE SABER DESEJO CRER VEM ESPIRITO DE AMOR, ME CONVENÇA DE QUE SOU: “UM FILHO AMADO FEITO PARA AMAR.”

Pela intercessão da Virgem Maria, possamos Amar e Ser aquilo que Deus quer!

Hamilton Apolônio
Fundador e Coordenador Geral da Comunidade Católica Boa Nova

2 comentários:

Sérgio Paiva disse...

Deus é o Pai que ama com tudo o que tem, o amor.....

Anônimo disse...

Aprendi muito