quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Abertura Oficial da CF 2009


Na manhã desta Quarta-Feira de Cinzas, milhares de fiéis estiveram no Santuário Nacional de Aparecida (SP), para a Missa que deu início à Campanha da Fraternidade 2009. A celebração foi presidida pelo Arcebispo local, Dom Raymundo Damasceno Assis, e a homilia proferida pelo secretário geral da CNBB, Dom Dimas Lara Barbosa.

Na abertura da Santa Missa, jovens da arquidiocese realizaram uma apresentação com o Hino da CF 2009, vestidos de preto, enquanto outros carregavam bandeiras brancas, indicando a paz que deve ser estabelecida na sociedade e nos corações.


Durante a homilia, Dom Dimas explicou como foi escolhido o tema da Campanha: após reunião com as 17 regionais da CNBB, abaixo-assinados e apoio das Pastorais Carcerária, da Juventude e da Criança, o tema "Fraternidade e Segurança Pública foi proposto. Além disso, conforme explicou o secretário geral, na V Conferência de Aparecida, os bispos verificaram que, em vários dos países integrantes do Conselho Episcopal Latino-americano, há a problemática da corrupção, impunidade, narcotráfico e violência urbana.

O secretário geral destacou ainda que a Quaresma deve ser marcada como um tempo favorável para nos voltarmos, com mais afinco, ao Senhor, através do jejum, oração, caridade e conversão de coração.

Objetivos da CF 2009

Após a Celebração, em coletiva à imprensa, os bispos explicaram a temática da CF 2009 e seus objetivos. Estiveram também presentes o coordenador nacional da Pastoral Carcerária, Padre Gunhter Zgubic, o secretário executivo da CF, Padre José Vanzella, o secretário executivo da Comissão Brasileira Justiça e Paz da CNBB, Dr. Carlos Moura, o reitor do Santuário de Aparecida, Padre Darci Nicioli, e a coordenadora nacional da Conferência Nacional de Segurança Pública, Regina Miki, do Ministério da Justiça.

Dom Damasceno iniciou a reunião lendo a mensagem do Papa Bento XVI por ocasião da CF. Na mensagem, o Santo Padre disse que "a Quaresma nos convida a lutar sem esmorecimento para fazer o bem" e ainda "que Nosso Senhor abomina as injustiças e condena quem as comete".

O tema "Fraternidade e Segurança Pública" foi apresentado por Dom Dimas Lara e apontado pelo bispo como uma continuidade da Campanha de 2008, já que a violência também é um atentado contra a vida. "A responsabilidade pela segurança é de todos e não só do governo. A segurança há de ser construída de maneira positiva e com a participação de todos", declarou o secretário geral ao explicar os objetivos da CF 2009 em suscitar o debate sobre a segurança pública e contribuir para a promoção da cultura da paz nas pessoas, famílias, comunidade e sociedade.

"Quaresma é tempo de conversão e uma coisa que me preocupa muito e, talvez diante do clima de impunidade em que vivemos e o pronuciamento de slogans do tipo 'no Brasil tudo termina em pizza", é que se desenvolva uma apatia no nosso povo, uma indiferença da coisa pública. A CF e Quaresma são um tempo forte para nos lembrar que a construção da civilização do amor é tarefa de todos nós", afirmou Dom Dimas.

O tema da segurança também vai ao encontro com os objetivos do Governo Federal, especialmente com a formação do Conselho Nacional de Segurança Pública, conforme explicou Regina Miki: "A segurança é um direito fundamental e elencada nos artigos quinto e sexto da Constituição, e pouco se fala disso. Então, a Igreja Católica, com a capilaridade das dioceses, ajudará a política de segurança".

Fonte: TVCN

Nenhum comentário: