domingo, 6 de março de 2016

Retiro Quaresmal 2016 - 4ª Semana da Quaresma

RETIRO QUARESMAL COMUNITÁRIO

Jesus, o Rosto da Misericórdia

4ª Semana da Quaresma

Não podemos esquecer o grande ensinamento que ofereceu São João Paulo II com a sua segunda encíclica, a Dives in misericordia, que então surgiu inesperada suscitando a surpresa de muitos pelo tema que era abordado. (...) o Santo Papa assinalava o esquecimento em que caíra o tema da misericórdia na cultura dos nossos dias: « A mentalidade contemporânea, talvez mais que a do homem do passado, parece opor-se ao Deus de misericórdia e, além disso, tende a separar da vida e a tirar do coração humano a própria ideia da misericórdia. A palavra e o conceito de misericórdia parecem causar mal-estar ao homem, o qual, graças ao enorme desenvolvimento da ciência e da técnica nunca antes verificado na história, se tornou senhor da terra, a subjugou e a dominou (cf. Gn 1, 28). Um tal domínio sobre a terra, entendido por vezes unilateral e superficialmente, parece não deixar espaço para a misericórdia. (...) Por esse motivo, na hodierna situação da Igreja e do mundo, muitos homens e muitos ambientes guiados por um vivo sentido de fé, voltam-se quase espontaneamente, por assim dizer, para a misericórdia de Deus ».”


Nessa quarta semana de nosso retiro, a Bula Misericordiae Vultus, escrita pelo Papa Francisco, nos desperta para a cultura da violência e da falta de compaixão em que o mundo caiu, numa oposição e até numa ojeriza à Misericórdia. Parece que ser misericordioso virou sinônimo de ser fraco.
Estamos num tempo onde quando encontro alguém ferido ou presencio um acidente, antes mesmo de pensar em prestar algum socorro, é mais importante fazer um vídeo ou uma foto para postar numa rede social para dizer que viu a desgraça do outro. Em nossa sociedade é bom, prazeroso, ter em primeira mão a notícia da desgraça do outro e contar com detalhes cruéis a fatídica notícia. Tempo em que os brados de “bandido bom é bandido morto” nos inebriam e fazem achar que assim teremos paz em nossos lares “perfeitos”.
Essa é a semana em que precisamos pedir ao Espírito de Deus um coração igual ao de Jesus, um coração manso, humilde e misericordioso, coração de quem foi tocado e resgatado pela Misericórdia.

Compromissos desta Quarta Semana:*

Abstinência: Essa semana nos absteremos de ver, ouvir ou propagar notícias que retratem a desgraça do ser humano. Que notícias de violência ou morte, não saiam de nossas bocas, telefones ou computadores. Substituamos essas notícias pela Palavra de Deus ou frases de Amor e Misericórdia.

Compromisso de Misericórdia: Busquemos, essa semana, rezar pelas pessoas que são vítimas de violência e pelos que a promovem. Se possível, visitemos alguém que se encontre encarcerado, devido à prática de violência, ou um enfermo vítima desta e levemos a Palavra de Misericórdia, Perdão e de Verdadeira Liberdade.

 Intenção Comum de Oração: Peçamos a Deus que nos faça instrumentos de Paz e perdoe nossas palavras e pensamentos incentivadores da falta de Misericórdia.

 Não se esqueçam de que estamos juntos nesse caminho que pode mudar nossa história e só começa nessa quaresma.

Partilhe conosco suas experiências com esse retiro que é presente de Deus para nós!

Seu Irmão Menor, Pai Fundador,

Luis Fernando Pimentel de Alencar, CMRM


*Não esqueçamos da Oração Diária com o Evangelho do dia, crescendo com a Palavra de Deus e da prática da Via-Sacra que a Igreja recomenda, pelo menos, uma vez durante a quaresma, de preferência ás sextas-feiras.

Nenhum comentário: