sábado, 27 de fevereiro de 2016

Retiro Quaresmal 2016 - 3ª Semana da Quaresma

RETIRO QUARESMAL COMUNITÁRIO

Jesus, o Rosto da Misericórdia

3ª Semana da Quaresma

Temos depois outra parábola da qual tiramos uma lição para o nosso estilo de vida cristã. Interpelado pela pergunta de Pedro sobre quantas vezes fosse necessário perdoar, Jesus respondeu: « Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete » (Mt18, 22) e contou a parábola do « servo sem compaixão ». Este, convidado pelo senhor a devolver uma grande quantia, suplica-lhe de joelhos e o senhor perdoa-lhe a dívida. Mas, imediatamente depois, encontra outro servo como ele, que lhe devia poucos centésimos; este suplica-lhe de joelhos que tenha piedade, mas aquele recusa-se e fá-lo meter na prisão. Então o senhor, tendo sabido do facto, zanga-se muito e, convocando aquele servo, diz-lhe: « Não devias também ter piedade do teu companheiro, como eu tive de ti? » (Mt 18, 33). E Jesus concluiu: « Assim procederá convosco meu Pai celeste, se cada um de vós não perdoar ao seu irmão do íntimo do coração » (Mt 18, 35).

A parábola contém um ensinamento profundo para cada um de nós. Jesus declara que a misericórdia não é apenas o agir do Pai, mas torna-se o critério para individuar quem são os seus verdadeiros filhos. Em suma, somos chamados a viver de misericórdia, porque, primeiro, foi usada misericórdia para connosco. O perdão das ofensas torna-se a expressão mais evidente do amor misericordioso e, para nós cristãos, é um imperativo de que não podemos prescindir. Tantas vezes, como parece difícil perdoar! E, no entanto, o perdão é o instrumento colocado nas nossas frágeis mãos para alcançar a serenidade do coração. Deixar de lado o ressentimento, a raiva, a violência e a vingança são condições necessárias para se viver feliz. Acolhamos, pois, a exortação do Apóstolo: « Que o sol não se ponha sobre o vosso ressentimento » (Ef 4, 26). E sobretudo escutemos a palavra de Jesus que colocou a misericórdia como um ideal de vida e como critério de credibilidade para a nossa fé: « Felizes os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia » (Mt 5, 7) é a bem-aventurança a que devemos inspirar-nos, com particular empenho, neste Ano Santo.”

Nessa terceira semana de nosso retiro, o Santo Padre através da Bula Misericordiae Vultus, vem nos convidar a experimentar uma maravilhosa Bem-aventurança e imitá-lo na Misericórdia. Agora começamos a trilhar um caminho, muitas vezes, duro e doloroso, mas cujo destino é a Eterna Alegria do Céu, e esse caminho único e irrepetível é o Caminho do perdão e da humilhação do pedido de perdão.É hora de quebrar as amarras do orgulho e da autossuficiência, hora de nos assemelhar a Jesus que: Sendo ele de condição divina, não se prevaleceu de sua igualdade com Deus,mas aniquilou-se a si mesmo, assumindo a condição de escravo e assemelhando-se aos homens.E, sendo exteriormente reconhecido como homem, humilhou-se ainda mais, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz.”(Filipenses 2,6-8)

Compromissos desta Terceira Semana:*

Abstinência: Essa semana nos absteremos de ouvir fofocas ou conversas que venham trazer satisfação no apontar os erros do outro, sem a intenção de auxílio, principalmente das fofocas disfarçadas de “partilha” da vida do irmão. É hora de Misericórdia!

Compromisso de Misericórdia: Se semana passada começamos a escrever o exame de consciência para a confissão quaresmal, já é hora de fazer o “Inventário da Misericórdia” e listar que precisamos perdoar e a quem precisamos pedir perdão, pois: “Antes de oferecer nossas orações é necessário reconciliar nossa vida com a do irmão”(Cf. Mt 5,24) .

Intenção Comum de Oração: Pelas famílias que vivem em permanente espírito competição interna e que não sabem edificar uns aos outros no perdão, na oração e no amor.

Eis mais um passo, irmãos, em nosso caminho de Retiro Quaresmal. Saibam que estamos juntos nesse caminho que pode mudar nossa história.

Partilhe conosco suas experiências com esse retiro que é presente de Deus para nós!

Seu Irmão Menor, Pai Fundador,

Luis Fernando Pimentel de Alencar, CMRM

*Não esqueçamos da Oração Diária com o Evangelho do dia, crescendo com a Palavra de Deus.


Nenhum comentário: