sábado, 20 de fevereiro de 2016

Retiro Quaresmal 2016 - 2ª Semana da Quaresma

RETIRO QUARESMAL COMUNITÁRIO
Jesus, o Rosto da Misericórdia

2ª Semana da Quaresma

Precisamos sempre de contemplar o mistério da misericórdia. É fonte de alegria, serenidade e paz. É condição da nossa salvação. Misericórdia: é a palavra que revela o mistério da Santíssima Trindade. Misericórdia: é o ato último e supremo pelo qual Deus vem ao nosso encontro. Misericórdia: é a lei fundamental que mora no coração de cada pessoa, quando vê com olhos sinceros o irmão que encontra no caminho da vida. Misericórdia: é o caminho que une Deus e o homem, porque nos abre o coração à esperança de sermos amados para sempre, apesar da limitação do nosso pecado.

Mais uma vez a Bula Misericordiae Vultus, enriquece nosso caminho quaresmal.O Espírito Santo, através do Papa nos conduz a entender que antes de ser Misericordiosos, somos chamados a experimentar a Misericórdia Infinita que nos ama “apesar da limitação do nosso pecado”. Essa segunda semana é a semana de experimentar e levar os outros a experimentarem, em tudo, o Amor que constrange, o que me lembra uma canção que conheci lá atrás em minha caminhada:




“Bem mais do que eu possa entender,
Muito além da razão,está o teu amor
Tão grande que me constrange
(Bem Mais-Suely Façanha)

É hora de ser como a Pecadora apresentada a Jesus e escutar: “Nem eu te condeno. Vai, e de agora em diante não peques mais.”(João 8, 11)

Compromissos desta Segunda Semana:*

Abstinência: Essa semana nos absteremos de toda reclamação a respeito de atitudes supostamente erradas de quem quer que seja que não esteja ouvindo o que falamos. Lembre-se, murmurar, julgar e se fazer de coitadinho são atitudes bem diferentes de exortar. A exortação edifica e conduz ao Céu as outras atitudes destroem e geram o inferno aqui mesmo na Terra.
Compromisso de Misericórdia: Começar a escrever o exame de consciência para a confissão quaresmal.
Intenção Comum de Oração: Pelos que, mergulhados no pecado, acreditam que não têm mais direito a Salvação. Pelos que já experimentaram o Poder Salvador de Jesus e se afastaram por algum motivo. Que estes se sintam Amados por Jesus e Sua Igreja e retornem ao convívio dos irmãos.
Continuemos, irmãos, em nosso caminho de Retiro Quaresmal  e colhamos, ao final, os frutos da Misericórdia!

Mais uma vez lembro que se quiser pode postar aqui no blog seus comentários e testemunhos.Visite também, e curta, nossa Fanpage no Facebook: fb.com/rosamisticaonline

Seu Irmão Menor, Pai Fundador,

Luis Fernando Pimentel de Alencar, CMRM

*Não esqueçamos da Lectio Divina Diária com o Evangelho do dia.

Nenhum comentário: