sábado, 13 de fevereiro de 2016

Retiro Quaresmal 2016 - 1ª Semana da Quaresma

RETIRO QUARESMAL COMUNITÁRIO
Jesus, o Rosto da Misericórdia

1ª Semana da Quaresma

“Na Sagrada Escritura, como se vê, a misericórdia é a palavra-chave para indicar o agir de Deus para conosco. Ele não Se limita a afirmar o seu amor, mas torna-o visível e palpável. Aliás, o amor nunca poderia ser uma palavra abstrata. Por sua própria natureza, é vida concreta: intenções, atitudes, comportamentos que se verificam na atividade de todos os dias. A misericórdia de Deus é a sua responsabilidade por nós. Ele sente-Se responsável, isto é, deseja o nosso bem e quer ver-nos felizes, cheios de alegria e serenos. E, em sintonia com isto, se deve orientar o amor misericordioso dos cristãos. Tal como ama o Pai, assim também amam os filhos. Tal como Ele é misericordioso, assim somos chamados também nós a ser misericordiosos uns para com os outros.”

Nesse trecho que lemos da Bula Misericordiae Vultus, percebemos que Deus quer nos dar a viver uma Misericórdia concreta, não somente no campo das idéias ou no “romantismo espiritual” que nos leva muitas vezes a dizer: “Tenho tanta pena, rezo até por ele(a) mas não preciso estar perto fisicamente”. Jesus, Rosto da Misericórdia, nos pede uma ação concreta de misericórdia, atos de socorro a quem precisa ver o Rosto da Misericórdia em nosso rosto, Lembra da canção?

Seu nome é Jesus Cristo e passa fome
E grita pela boca dos famintos
E a gente quando o vê passa adiante
Às vezes pra chegar depressa à igreja.
Seu nome é Jesus Cristo e está sem casa
E dorme pelas beiras das calçadas
E a gente quando o vê aperta o passo
E diz que ele dormiu embriagado...”

Tantos têm fome de uma conversa, um “bom dia”, um sorriso, mais uma vez repito, nada de “romantismo espiritual” cheio de imaturidade pueril, mas Deus precisa que sejamos Misericórdia Concreta , “para que o mundo creia”(Cf. Jo 17,21)

A partir desta semana teremos três compromissos semanais, que faremos em comunhão, além do compromisso diário com a Lectio Divina do Evangelho do Dia, Uma abstinência  para toda a semana (Exceto os domingos), um Compromisso de Misericórdia e uma Intenção Comum de Oração.

Compromissos desta Primeira Semana::

Abstinência: Essa semana nos absteremos de tudo o que polui nossa audição, para termos ouvidos atentos aos que precisam ser ouvidos com Misericórdia. Abstinência de toda música ou programação de rádio que não fale de Jesus e sua Misericórdia.
Compromisso de Misericórdia: Se dispor a ouvir todos os que vierem a nós precisando falar ou desabafar. Apenas ouvir e rezar.
Intenção Comum de Oração: por todos os que adoecem nas emoções por não ter quem os escute.
Continuemos, irmãos, em nosso caminho de Retiro Quaresmal  e colhamos, ao final, os frutos da Misericórdia!

Se quiser pode postar aqui no blog seus comentários e testemunhos.

Seu Irmão Menor, Pai Fundador,

Luis Fernando Pimentel de Alencar, CMRM

4 comentários:

Unknown disse...

Essa semana teremos que usar de misericórdia para com nossos irmãos... Muito bom, pois muito se é ouvido da misericórdia de Deus para conosco e acabamos esquecendo de fazer o mesmo com nosso próximo. Paz e Alegria

Unknown disse...

Essa semana teremos que usar de misericórdia para com nossos irmãos... Muito bom, pois muito se é ouvido da misericórdia de Deus para conosco e acabamos esquecendo de fazer o mesmo com nosso próximo. Paz e Alegria

Elineide Miguel disse...

E um ato concreto de sermos misericordiosos como nosso Pai do céu é conosco, é perdoarmos num ato da vontade a todos que nos ofenderam.

Elineide Miguel disse...

E um ato concreto de sermos misericordiosos como nosso Pai do céu é conosco, é perdoarmos num ato da vontade a todos que nos ofenderam.