quinta-feira, 12 de junho de 2014

Cardeal Martino é o Novo Protodiácono

Uma das funções do protodiácono é anunciar ao mundo a eleição do novo Pontífice, proferindo a conhecida expressão ‘Habemus Papam’
Cardeal Martino é o novo protodiácono da IgrejaCom o anúncio feito esta quinta-feira, 12, pelo Papa, de que o cardeal francês Jean Louis Tauran passou para a ordem dos cardeais-presbíteros, o novo cardeal protodiácono é o italiano Cardeal Renato Raffaele Martino, 81 anos.
Uma das funções do protodiácono é anunciar ao mundo a eleição do novo Pontífice, proferindo a conhecida expressão ‘Habemus Papam’.
Existem três ordens de cardeais: os cardeais-bispos, cardeais-presbíteros e cardeais-diáconos. Os cardeais-bispos são titulares das seis igrejas suburbicárias de Roma (Albano, Frascati, Palestrina, Porto-Santa Rufina, Sabina-Poggio Mirteto e Velletri-Segni). São eles a eleger o decano do Colégio Cardinalício, cujo nome deve ser aprovado pelo Papa.
Os patriarcas de rito oriental membros do Colégio Cardinalício fazem também parte da ordem dos cardeais-bispos, sem que, contudo, lhes seja atribuída uma igreja suburbicária.
A maioria dos cardeais pertence à ordem dos cardeais-presbíteros, e a cada um é confiado um título na Diocese de Roma. A cada cardeal-diácono é confiada uma diaconia na mesma cidade.
Além do Cardeal Tauran, passaram para a ordem dos presbíteros os Cardeais Herranz, Barrajan, Nicora, Cottier e Marchisano.
Fonte: Rádio Vaticano e TVCN

Nenhum comentário: