segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Escola de Formação-Palavra de Profecia, Nos Dias de Hoje?

“Acontecerá que derramarei o meu Espírito sobre todo ser vivo: vossos filhos e vossas filhas profetizarão; vossos anciãos terão sonhos, e vossos jovens terão visões” (Jl 3,1).

Palavra de profecia? O que é isso?

A palavra de profecia é um dom do Espírito Santo pelo qual, através de uma pessoa que fala,
Deus exerce o seu poder. O Senhor mesmo põe a sua palavra cheia de sabedoria, de força e de vida na boca de seus profetas. Deus manda dizer, o profeta fala e a palavra, por uma força do alto, realiza o que foi anunciado.

A palavra que sai da boca de Deus “arranca e demole, arruína e destrói”, mas faz isso sempre “para edificar, construir e plantar” algo novo e melhor. Depois da profecia, sempre brota a esperança de uma vida nova, pois assim o próprio Senhor declara: “Vou fazer reentrar em vós o sopro da vida para vos fazer reviver” (Ez 37,5).

Esse dom do Espírito não se limita a denunciar o mal, mas é palavra de Deus que indica também o remédio. Com a sua palavra, Deus cura os enfermos.


Ainda hoje, quando se fala do carisma de profecia é fácil perceber que muitas pessoas não o conhecem. E, quando o conhecem, têm muitas dúvidas a seu respeito. Não sabem do que se trata exatamente e chegam a confundir profecia com predições do futuro. Entre os primeiros cristãos, porém, isso era bem diferente. Apesar de saberem que a sua profecia era limitada e imperfeita (cf. I Cor 13,9), eles conheciam muito bem esse carisma e tinham certeza de que era inspirado por Deus. Podemos dizer que conheciam porque eles possuíam, viviam, experimentavam e aplicavam esse dom em todos os dias de suas vidas. Eram homens e mulheres simples, mas cheios de uma grande intimidade com Deus. Sua experiência carismática era tão intensa que São Paulo precisou intervir para os ensinar a aproveitar melhor as graças tão abundantes que Deus derramava sobre eles.


Suas reuniões de oração eram famosas, pois eram alegres, animadas e cheias de vida. Mas se falarmos da nossa comunidade, das nossas reuniões de oração, o que podemos dizer sobre o dom da profecia? São Paulo, diante daqueles homens e mulheres de Corinto, inflamados pelo Espírito, chegou a dizer: “...não lhes falta dom algum”. Eram tantos os que possuíam esse carisma que Paulo determinou:

“Quanto aos profetas, falem dois ou três, e os outros julguem” (I Cor 14,29).

Nas comunidades de hoje, contudo, as pessoas pouco conhecem esse dom. E, às vezes, aqueles

que o conhecem na teoria não têm coragem de colocá-lo em prática, por vergonha ou por medo.

Alguns não o fazem porque se acham indignos, e por essa razão o grupo de oração, a paróquia, a Igreja ficam privados de um carisma vigoroso, que enraíza, edifica e firma a comunidade em Deus.

(Artigo extraído do livro: "O dom de profecia"-Márcio Mendes-Com. Canção Nova)

Nenhum comentário: