segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Você é Católico Apostólico Romano?


No meio desse mercado de seitas e religiões que cresce a cada dia, já se perguntou por que você é Católico Apostólico Romano? Seria simplesmente pelo fato de ter recebido está fé como tradição familiar? Seria talvez, porque você se simpatizou com a igreja, com alguém, ou foi influenciado por outros?  Mas a questão é: porque eu devo ser católico?Afinal, todas as religiões não são boas? Também não existem diversas outras religiões que falam de Jesus como Deus?


Com as facilidades de um mundo cada vez mais acessível e globalizado, as informações correm de um lado para outro muito rapidamente.  Quase não temos tempo de assimilar esses conteúdos e muitas coisas são ditas, espalhadas tomadas como verdade sem ao menos saber a origem dessas verdades e pior do que isso, sem saber o porquê de se acreditar em tais verdades. Muitos católicos abandonam a igreja porque crescem, estudam, vivem, mas não estudam a fé católica; então quando surgem os problemas da vida, os questionamentos e as dúvidas da fé, não sabem as repostas para suas indagações e começam a procurar nas outras religiões as suas respostas, sem saber que a igreja católica tem essas respostas.


Dentro do cristianismo, somente a igreja católica tem dois mil anos e foi fundada pelo próprio Senhor Jesus. Quando Jesus perguntou a seus discípulos suas opiniões sobre Ele, o apóstolo Pedro respondeu: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo”. Jesus elogiou Pedro dizendo, “Bem-aventurado és, Simão filho de Jonas, porque não foi carne e sangue que to revelaram, mas meu Pai, que está nos céus. Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela”. (Mateus 16:16-18). A igreja católica não foi fundada por um bispo, um papa, um iluminado qualquer ou um alguém que esteja em situação financeira difícil e abra uma “igrejinha” qualquer com um nome qualquer em lojinha de esquina. Foi o próprio Jesus que a instituiu e a confiou a Pedro para levar a salvação a todos os homens de todos os tempos e lugares até ele voltar para entregar tudo novamente ao Pai.


É importante notar algumas coisas deste evangelho, por exemplo: Jesus diz: “a minha igreja”, de uma maneira determinada, no singular, ele não disse a Pedro “uma igreja” de maneira indeterminada, como se pudessem haver outras, mas “a minha igreja” no singular, usou o artigo definido e no singular. Só há então uma Igreja d’Ele, a que ele confiou a Pedro, para apascentar junto com os apóstolos, é a Igreja de Pedro que já teve seus 264 sucessores, é a Igreja Católica. Não necessitaria ser um grande estudioso das religiões globais, nem ser um fiel, basta apenas conhecer um pouco da história. Além disso, a própria bíblia deixa bastante claro o desejo do Senhor Jesus, onde alguns espíritos ignorantes ou pouco fortalecidos deturpam pra sua própria ruína, como o fazem também com as demais escrituras; como afirma a segunda carta de Pedro (II Ped 3,16). E ainda mais: Porque ninguém pode lançar outro fundamento, além do que foi posto, o qual é Jesus Cristo (1 Coríntios 3:11).


Não se trata de proselitismo. Este também não é o desejo do Santo Padre o Papa Bento XVI, que em sua visita ao Brasil, afirmou que a Igreja não necessita disso. A verdade é o próprio Cristo e é Ele quem atrai quem Ele quiser para a Sua Igreja: Não fostes vós que Me escolhestes a Mim; pelo contrário, Eu vos escolhi a vós. João 15:16. O católico, acima de tudo aquele que é discípulo, e tem a missão de evangelizar, tem o dever de conhecer aquilo que prega e diz que vive. As sagradas escrituras estão ao alcance de todos, não faltam livros e mais livros de formação, nem quem se disponha a ensinar (os livros: em defesa da fé Católica, de Gilberto Gomes Barbosa, fundador da Comunidade Obra de Maria e também: Porque sou Católico do Prof. Felipe Aquino são ótimas sugestões). São Pedro nos pede em sua segunda epístola: “Crescei na graça e no conhecimento de nosso senhor e salvador Jesus Cristo.” II Ped 3,18 . A maior defesa contra as mentiras e enganações desse mundo é estar abraçado ao escudo da verdade, e esta, você só encontrará se buscar. “Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei e abrir-se-vos-á; porque todos os que pedem, recebem; os que buscam, acham; e a quem bate, se abre.”(Mateus, 7:7-8.).
Deus vos guarde na paz e no espírito da verdade.
Martoncheles Borges
Consagrado na Comunidade Obra de Maria

Nenhum comentário: