terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Santa Teresa dos Andes-Uma Santa Jovem

Sei que muitos devem pensar nesse momento: “Quem?”. Você pode ter ouvido falar nela, mas se você nunca ouviu falar não se preocupe, vou contar um pouquinho quem foi essa maravilhosa JOVEM! Sim, jovem como eu e como você, que soube fazer da vida uma linda história de amor e alegria. A pequena Joana cresceu buscando conhecer a Deus, o céu, a Virgem e todas as coisas da fé, instigada pelo desejo de ser de Deus, mesmo sem saber como isso aconteceria. 

Foi por causa desse desejo, que ela descobriu seu lugar: o Carmelo! Sentiu o chamado de Deus: “te quero carmelita”. Mas, antes da descoberta da sua vocação ela era lembrada pela sua característica forte: a Alegria! Em tudo soube manifestar a presença do bom Deus que a impulsionava a querer mais, vivia tudo o que lhe era permitido em espírito de desprendimento, tocava piano, praticava hipismo, jogava tênis, tinha muito amigos. E nem por isso teve uma vida “tranquila”, sofreu muitos combates, dentre eles a luta contra ela mesma, a ascese e oração para vencer o orgulho, o egoísmo, a teimosia; isso nos mostra que, assim como ela, somos capazes de ser SANTOS! Você já imaginou que a sua juventude pode ter um sentido tão forte e profundo? Irmã Teresa de Jesus (nome que escolheu ao ingressar no Carmelo) entendeu que a vida era muito breve para ser vivida de qualquer jeito, era preciso um sentido, uma razão verdadeira que valesse a pena! E assim ela descobriu que o verdadeiro tesouro escondia-se na entrega a Deus, não perdeu tempo e então correu atrás de tão desejada glória: ser de Deus! 

 Não pense que essa jovem vivia reclusa, afastada de todos, não! Ela se interessava pela necessidade do próximo, ajudando-os; ela era presente na sua família; participava de um lazer sadio e divertido com os amigos; animava e catequizava todos que encontrasse pelo caminho; ela tocou Deus em todas as situações da sua vida, seu coração pertencia a Deus em todo o cotidiano da sua vida! Seu coração queria viver intensamente todas as aventuras que a juventude propõe, mas viveu-as entregue a Deus, nos mostrando que é possível ser de Deus na alegria e na cruz, expressar a beleza da vida em tudo que fazemos, sendo apenas pequenos aos olhos de Deus! 

 Bastou apenas 11 meses no Carmelo para concluir sua missão nesse mundo, e ser levada para junto de Deus, lugar que tanto ansiosamente esperava. Deus tinha tanta pressa de encontrar sua noivinha que no leito de morte ela faz a profissão religiosa em “artigo de morte”, faleceu cinco dias depois de sua profissão, com apenas 19 anos! É considerada a padroeira da juventude da América Latina, não por motivos extraordinários, mas por viver extraordinariamente sua juventude! 

Simone Alves 
Discípula na Comunidade Católica Pantokrator

Nenhum comentário: