quinta-feira, 12 de abril de 2012

"Rir é um Santo Remédio" Inaugura o Gênero de Stand-up Comedy Católico


Espetáculo, conduzido por Fábio Borges, evangeliza ao mesmo tempo em que leva o público às gargalhadas

Assessoria de Imprensa
Projeto Rir é um Santo Remédio faz sucesso no Brasil
O show "Rir é um Santo Remédio", conduzido por Fábio Borges, do Rio de Janeiro, apresenta aos espectadores situações repletas de bom-humor sobre o cotidiano dos católicos. Primeiro projeto no estilo stand-up comedy católico no Rio de Janeiro agora ganha o Brasil. O espetáculo será apresentado no dia 12/04, às 19h, na Paróquia São Luiz, na Agronômica, em Florianópolis (Rua Padre Schrader, nº 01, fone 3228-3527).

O espetáculo trata de temas como o ritual da Santa Missa, detalhes da Liturgia e curiosidades da Catequese. Nada escapa ao olhar atento de Fábio, de 29 anos, que está também à frente do Ministério Jovem da Renovação Carismática Católica (RCC) da Arquidiocese do Rio e desenvolveu o projeto paralelamente à sua carreira de dentista.

Porém, seu principal objetivo não é divertir, mas evangelizar: na leveza do gênero cômico, Fábio encontrou uma forma de 'educar' os católicos e aproximá-los dos ensinamentos contidos no Evangelho. A equipe do projeto conta também com mais 3 jovens, Cristiano Martins, Luciana Martins e Michele Marques que auxiliam na criação dos textos e na promoção e divulgação.

Usando um tom lúdico, 'Rir é um Santo Remédio' chega à comunidade católica levando uma mensagem séria: o amor de Deus. Todos se reconhecem naquelas situações apresentadas no palco. "Muitas vezes, após o show, temos um retorno interessante do público: as pessoas vêm contar situações inusitadas ou cômicas que viveram na Igreja, e relatam como tiram, de tudo, um aprendizado" disse Fábio. Segundo ele, alguns desses casos já foram até acrescentados ao roteiro do stand-up.

"Nossa preocupação é sempre abordar os assuntos de forma leve, mas com respeito e fidelidade ao que prega a Igreja", acrescente Fábio, que tem orientação espiritual do padre Cláudio dos Santos, da Paróquia Divino Espírito Santo e São João Batista, no Maracanã, e apoio de outros católicos que evangelizam por meio da arte, como Cristiano Martins, da banda Canto Novo; Claudio Castro, da banda Em Nome do Pai e o músico, compositor e deputado estadual Márcio Pacheco.

As apresentações de "Rir é um Santo Remédio" tiveram início em julho de 2011. Com a presença em mídias sociais como Facebook, Twitter e YouTube, o projeto logo se popularizou, e os convites se multiplicaram. O espetáculo já foi realizado, sempre com forte presença do público jovem, em encontros como o Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom), na PUC-Rio, em julho; a Vigília da Jornada Mundial da Juventude, no Maracanãzinho, que reuniu sete mil pessoas, em agosto, e o Geração 2000, em Campo Grande, na Zona Oeste, em outubro.

"Vivemos um momento especial na Igreja Católica. O Rio vai sediar, em 2013, a Jornada Mundial da Juventude, e isso tem envolvido cada vez mais adolescentes em pastorais, encontros e atividades ligadas à evangelização. O gênero stand-up costuma atrair os jovens, e é mais uma forma de trazer esse público para o convívio na Igreja, fazê-lo se apaixonar por Jesus e querer segui-lo", afirma Fábio Borges.
Serviço:
Nome do grupo/projeto: Projeto Rir é um Santo Remédio
Título do espetáculo: Stand Up Comedy Católico
Direção: Cristiano Martins e Fábio Borges
Texto: Fábio Borges e Cristiano Martins
Produção: Luciana Martins e Michele Marques
www.rireumsantoremedio.com.br
contato@rireumsantoremedio.com.br 

Nenhum comentário: