terça-feira, 20 de março de 2012

Entrevista com o Fundador da Missão Rosa Mística no Portal da Arquidiocese de Maceió


Luis Fernando aborda também sobre a Comunidade de Aliança Missão Rosa Mística
Há aproximadamente cinco anos, a Comunidade de Aliança Missão Rosa Mística realiza um trabalho de evangelização da juventude denominado Revolução Jesus. Tendo diversas expressões desse apostolado, o retiro que leva o mesmo nome atrai inúmeros jovens pela linguagem e metodologia utilizadas. Para sabermos um pouco mais sobre o evento e como surgiu esse projeto, o Portal entrevista Luis Fernando Pimentel de Alencar, 34, Especialista em Segurança Pública, Oficial da PMAL, Fundador e Coordenador Geral da Comunidade de Aliança Missão Rosa Mística.
Como surgiu o projeto Revolução Jesus? 
O retiro Revolução Jesus surgiu a partir da exortação do Papa Bento XVI, em Colônia, na Alemanha, no ano de 2005, quando ele exortava aos Jovens que a única revolução capaz de mudar a humanidade seria a “Revolução de Deus” e que Jesus seria essa única revolução capaz de gerar a juventude da Civilização do Amor. A partir dessa inspiração, os encontros de jovens, que já fazíamos desde o final dos anos 90, junto à Renovação Carismática Católica (RCC) e à Pastoral da Juventude Arquidiocesana, começaram a tomar outro formato, assumindo a proposta da Nova Evangelização, culminando com o primeiro Revolução Jesus em 2008. Em 2012 faz 5 anos de retiro, atraindo jovens de toda a Província Eclesiástica de Alagoas e estados vizinhos.
Quais os testemunhos que mais marcou na realização deste evento?
Hoje vivemos uma realidade de jovens pobres, mas pobres de Deus e Esperança, como diz o Santo Padre, por isso, nos marcam os testemunhos de jovens carentes de afeto familiar, em que muitas vezes iniciam muito cedo uma vida de vícios e sexualidade desregrada e, depois de uma experiência de Deus nesse encontro, sentem o Amor de Deus que os envolve e conduz para uma vida nova. Muitos deles formam famílias cristãs, engajam-se em suas paróquias, voltam aos estudos e se tornam multiplicadores da Civilização do Amor. Também nos impressiona o Deus tem feito na vida de jovens depressivos e dependentes químicos que já acolhemos, aos quais damos uma atenção especial.
Como será o próximo retiro? Quem serão os pregadores? Quais as atrações?
O próximo retiro, realizado de 20 a 22 de abril de 2012, será conduzido pela Missão Rosa Mística e pregado pelo casal Thiago Tomé e Edilaine Guimarães, consagrados da Comunidade Canção Nova, que têm uma grande experiência na formação da juventude em todo o país. Teremos também a participação ativa de nosso pároco, Pe Márcio Roberto nas ações litúrgicas e atendimento de confissões. A noite do sábado será muito especial com atrações musicais e a evangelização através da arte, como tanto amava o Beato João Paulo II.
Como surgiu a Comunidade de Aliança Rosa Mística?
A Comunidade teve suas primeiras sementes plantadas em um grupo de crismandos, que, em 1993, iniciou um Grupo de Jovens, chamado N. Sra. Rosa Mística. Este grupo de espiritualidade carismática em 1997 torna-se um Grupo de Oração da RCC, assumindo, a partir daí, começando pela região paroquial, um trabalho de evangelização, em especial da juventude. Em 1998, por convite de Dom Edvaldo Amaral, assumimos o trabalho de Pastoral da Juventude, com o Projeto Operação Beija-Flor, que arrastou multidões de jovens para a Igreja de Cristo. No ano seguinte, com a bênção do Arcebispo e de nosso pároco, Pe. Tito Régis, começamos a amadurecer o chamado para a Vida Comunitária de Aliança, chamado este respondido no final de 2008, quando, depois de termos assumidos algumas atribuições, a nível Arquidiocesano e na RCC, foi fundada a Comunidade de Aliança Missão de Evangelização Rosa Mística, a Missão Rosa Mística dos Jovens, das Famílias e dos Sacerdotes. Hoje somos acompanhados pelo Mons. Pedro Teixeira, junto à Fraternidade das Novas Comunidades de Alagoas (FRANCAL).
Como é o trabalho realizado com a juventude pela Comunidade?
Trabalhamos, onde formos chamados, na evangelização e formação catequética, humana e espiritual dos jovens católicos, através de Retiros, Cursos de formação, Seminários de vida nNo Espírito, Grupos de oração e Missões em todo o Estado. Já fomos às três dioceses de Alagoas, ministrando estes encontros e formações.
Quais as frentes de evangelização da Comunidade?
Hoje, nosso trabalho interno, está localizado na Paróquia N. Sra Rosa Mística, em Mangabeiras, onde ajudamos na Liturgia, realizamos um Grupo de Oração aberto aos sábados, fazemos acompanhamento pessoal de jovens, Intercessão pelos sacerdotes, Catequese de crisma, Formação para a juventude, atuamos como Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística e estaremos iniciando, neste ano, evangelização dos jovens na área da orla marítima. Temos marcadas muitas missões no curso deste ano, onde, a convite de párocos e líderes de pastorais, promoveremos formação espiritual e humana de catequistas, jovens e famílias. 

Vocês administram um blog como veículo de comunicação da Comunidade. Como isso é gerenciado? 
Nosso blog rosamisticaonline.blogspot.com é gerenciado por uma equipe da Comunidade, com o intuito de levar atualidades, a Palavra da Igreja e formação Católica, atendendo os requisitos, inspirados pelo Espírito, para a Nova Evangelização. O blog tem atingido muitos irmãos da Arquidiocese, de outros Estados e até de outros países, que testemunham a importância deste instrumento e pedem orações on-line, destacando-se: católicos de Portugal e irmãos de língua portuguesa residentes em outros países como Japão, Índia, Filipinas, França, Itália, Inglaterra, Estados Unidos e Canadá.

Um comentário:

Francisco Renalvo Ferro disse...

Revolução Jesus: participo quase desde o seu começo e posso dizer: é um grande instrumento de pesca de jovens para o Mestre,o Bem Maior. Grandes testemunhos de libertação de várias escravidões estão aí. Vale a pena!