sábado, 9 de julho de 2011

Quando Sou Fraco É Que Sou Forte!


A experiência da própria fraqueza é uma realidade bastante dolorosa para muitos de nós. Normalmente não nos agrada sermos vulneráveis e falhos. Gostaríamos de acertar sempre, dar as melhores respostas diante da vida e de Deus, mas tropeçamos freqüentemente em nossa realidade de pobreza e pecado.
Como transformar nossa miséria em tesouro? Como assimilar os ensinamentos de São Doroteu de Gaza: “Teu entulho seja teu pedagogo”? Como acolher nossas fraquezas a ponto de torná-las um verdadeiro trampolim capaz de nos lançar para Deus? Esta é uma arte delicadíssima que só a graça de Deus nos faz alcançar!
Aprendi com o carisma da comunidade algo muito importante para mim. Na Árvore da Vida somos chamados a imitar Jesus Crucificado. Ele é nosso amado esposo que nos convida a uma íntima união com Ele. Seu lado aberto é uma ferida que jorra vida. É uma ferida viva, uma chaga da qual jorra água pura e sangue de misericórdia. Nossa comunhão com Jesus nos convida a enxergar nossas feridas não como chagas mortas e cheias de crostas, mas como “lados abertos” capazes de gerar vida. Nós também temos um lado aberto que talvez vá cicatrizar um dia, mas pode ser que permaneça aberto por toda vida no fundo da alma. Se esta ferida, que é mistura de dor e amor, vem a cura-se, logo percebemos outra que, no mistério de nossa existência, deseja cumprir seu papel: ser fonte de vida e amor. Não aprendemos isto através das formações escritas, mas com a vida. Tivemos que aprender a transformar a dor em vida, pois foi o que fez primeiro o nosso Mestre.
Com a vida de Jesus entendemos o que Santo Agostinho depois veio nos ensinar sobre a ‘ordem do amor’. Ele nos ensinou a colocar as fraquezas, os limites e também nossos sofrimentos na ‘ordem do amor’.
Não devemos rejeitar nossos limites, fraquezas e sofrimentos, mas devemos aprender a transformá-los em amor.
Encoraja-nos, Jesus com o seu exemplo! Tu caminhastes primeiro pelos caminhos que nos convidas a trilhar! Ensina-nos a sermos artistas do amor! Ensina-nos esta peculiar habilidade de transformar a dor nos degraus da escada que nos conduz Tua vontade!

Ludmila rocha Dorella
Comunidade Árvore da Vida-MG

Nenhum comentário: