quinta-feira, 2 de junho de 2011

Nove Dias de Clamor Pelo Espírito

Esta é a realidade de vida que desejamos para nós, nossas famílias, nossas comunidades, nossa Igreja. Queremos ser um povo cheio do Espírito Santo e aprendemos o caminho para vivermos assim na Palavra de Deus.

Nestes nove dias que antecedem a Celebração de Pentecostes, vamos clamar, assim como os primeiros cristãos, que venha sobre nós e sobre a Igreja o Espírito prometido por Jesus.

Na Palavra, encontramos um episódio que nos impulsiona ao questionamento pessoal e também a um empenho verdadeiro em clamarmos o Espírito Santo de Deus. Em Atos 19, lemos que Paulo chegou a Éfeso e encontrou ali alguns discípulos de Jesus e o primeiro questionamento feito a eles não foi sobre a estrutura da Igreja, sua ação na sociedade, a boa conduta, ou conhecimento das Escrituras. A primeira pergunta feita aos discípulos foi: “Recebestes vós já o Espírito Santo quando crestes?”.

De nada nos adianta sermos cristãos conhecedores da Palavra, cheio de boas obras, participarmos de assembléias lotadas e bem afetuosas se o Espírito Santo não der sentido a todas essas coisas (Jo 16,13). Entendemos a Palavra, conseguimos colocá-la em nossas vidas, participamos na Igreja, amamos as pessoas verdadeiramente quando somos templos do Espírito (Ef 2,22).

Nossa novena passará também pela Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos. Há melhor forma de sermos Um senão pelo Espírito de Deus? Aquele que distribui os dons de Deus segundo Sua vontade é nosso elo de unidade, assim como está escrito: “Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo” (I Cor 12,4) e também “Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer” (ICor 12,11).

Então, essa será nossa Direção Espiritual para estes dias antes de Pentecostes. Saibam que toda Igreja de Cristo, em suas expressões, estará neste clamor e esta é uma forma de estarmos unidos como povo em oração. Crendo na promessa de que o Senhor nos ouve quando clamamos juntos.

Colocaremos como leitura comum, para estes dias, o capítulo 8 do livro de Romanos e, assim, nos colocaremos em unidade de oração. Conforme for acontecendo a novena, convido aos irmãos que testemunhemos, partilhemos, animemo-nos uns aos outros, para que o Senhor envie sobre nós, Sua Igreja, o Espírito Santo.

1- Romanos 8, 1-4: a lei do Espírito de vida. Clamemos que nossos corações sejam convencidos da necessidade de vivermos pela Lei do Espírito. Que a Igreja seja fortificada e encorajada a defender essa Lei.

2- Romanos 8, 5-8: inclinar-se ao Espírito para agradar a Deus. Clamemos que nossos corações se inclinem ao Espírito e aprendemos a agradar a Deus. Que a Igreja permaneça fiel no chamado a apostolar o povo de Deus e guiá-lo.

3- Romanos 8, 9-13: o Espírito vivifica aqueles que permitem que Ele faça morada. Clamemos pela renovação e avivamento em nossas vidas. Que a Igreja se abra cada vez mais ao Espírito Santo que confirma e renova

4- Romanos 8, 14-17: o Espírito testifica que somos filhos de Deus. Clamemos por uma renovação em nossas mentes, que assumamos a paternidade de Deus e vivamos como Seus Filhos. Que a Igreja se recorde de que somos filhos do mesmo Pai e, mesmo em nossas diferenças, somos uma só família conquistada por Jesus, confirmada pelo Espírito

5- Romanos 8,18-23: A criação geme em dores de parto e aguarda a manifestação dos filhos de Deus. Clamemos ao Espírito que gere em nós e na Igreja a consciência responsável pela criação de Deus e atitudes de cuidado com o Dom da Vida.

6- Romanos 8, 24-28: Esperança em Deus, confiança no Espírito. Clamemos que nossos corações sejam tomados pela certeza de que nossas orações não são vãs e que, mesmo sem ver, o Senhor está cooperando para nosso bem e para o bem da Igreja.

7- Romanos 8, 29-30: Em Jesus somos irmãos. Clamemos ao Senhor que sejamos convencidos pelo Espírito da necessidade de agirmos como irmãos, o que Nele realmente somos. Que a Igreja entenda que a unidade dos cristãos é desejo do próprio Cristo.

8- Romanos 8, 31-34 – Quem será contra nós? Clamemos ao Espírito que traga ao nosso coração a certeza de que a obra é Dele em nós e na Igreja e que não devemos deixar as situações e desilusões nos assustar ou desanimar.

9- Romanos 35-39 – Nada pode nos separar do Amor de Deus. Clamemos ao Espírito, amor de Jesus derramado sobre nós, que convença nossos corações e a Igreja desse Amor e que em Jesus recebemos a vitória que buscamos.

No Amor do Amado

Carol Maçanero Carolo
Comunidade Católica Adorai

Nenhum comentário: