sábado, 9 de abril de 2011

Adoradores Como a Samaritana

"Mas vem a hora, e é agora, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e verdade. Estes são os adoradores que o Pai procura" (Jo 4,23). 


A adoração não é para os perfeitos, não é para os santos, é para nós, pecadores, que sentimos a força do pecado. Infelizmente, o pecado habita em nós. Nossa situação é como a de um doente que não quer ser doente, mas é e vive uma luta. Temos a doença, que se chama pecado, e acaba que usamos o próprio pecado como alavanca para irmos longe. É assim que Deus quer que sejamos, o pecado não é para que nos afundemos, mas para que possamos passar sobre ele [pecado].

A adoração não foi feita só para santos e perfeitos, ela foi feita para os pecadores que precisam dela para poder surfar sobre o pecado.

Deve ter sido doloroso para samaritana ver Jesus abrindo o livro de sua vida assim na frente dela. Imagine o estado dessa mulher e era justamente por ela que o Senhor estava esperando ali no poço. Cristo ficou ali porque o Pai revelou a Ele que naquele momento uma mulher despedaçada por dentro iria passar por ali. Jesus quis ficar para esperá-la ali naquele poço. Não foi por acaso, foi providência, Jesus quis ficar ali para receber aquela mulher.

Jesus queria dar a ela a água viva que poderia mudar para sempre sua vida. Aí está revelado o jeito de Jesus ser, Ele intercepta a nossa vida. E que bom que o Senhor intercepta nossa vida! Não sei qual era seu estado, mas o dessa mulher era aquele. Cristo precisa salvar nossa vida. 

Precisamos ter nosso encontro pessoal com Jesus como teve aquela samaritana. O Senhor precisa interceptar nossa vida. Hoje Ele passa mais uma vez interceptando sua vida porque Ele precisa conquistar você. Mas depende de nós. Jesus faz tudo para nos pegar, mas quem se entrega a Ele ou não somos nós; Ele não faz nada à força. Nós nos entregamos por nós mesmos, livremente. 



Adorar em espírito e verdadeiramente no profundo do coração. Jesus veio revelar para uma pecadora qual era a verdadeira adoração. O Senhor vem falar de adoração para os pecadores, pois a adoração nos arranca do pecado, é o jeito mais perfeito de se rezar.

Não é porque tenho coisas a pedir que estou rezando, não é porque Cristo fez maravilhas que estou O louvando e Lhe agradecendo. Eu louvo e adoro a Deus simplesmente porque Ele é Deus e eu sou o adorador. É a oração mais gratuita. Adoração, muitas vezes, não se faz com palavras. 

Estamos acostumados a adorar ao Senhor diante do Santíssimo Sacramento, mas adorar não é apenas diante do Sacrário, diante do Santíssimo. Você pode adorar a Deus no seu serviço de casa, no carro, trabalhando numa máquina, cuidando de uma criança. Sua alma, seu espírito está em Deus. Nossa tendência e necessidade é adorar a Deus 24 horas no dia. É preciso orar sem cessar e sem nunca deixar de fazê-lo. Isso acontece porque eu estou sintonizado em Deus, eu estou em Deus como o peixe na água. O peixe vive na água, foi feito para viver na água, o lugar dele é na água. Da mesma forma, nosso lugar é em Deus. Nós vivemos tão infelizes porque estamos fora do nosso lugar. O lugar onde nós vivemos é Deus, esse é nosso habitat. Isso não é alienização, é centralização.

Alienado é o peixe que está fora d'água e certo é o peixe que está na água. Nós fomos feitos para viver em Deus, assim como o peixe na água. Na água o peixe faz maravilhas. A ave foi feita para viver no ar e que beleza o voo das aves. A ave faz maravilhas porque está no ar. É isso que acontece conosco, nosso lugar é Deus, por isso nosso lugar é a adoração. Descanse em Deus e o impressionante é que o descansar também é em Deus. Não precisa de palavras, é como o amor, não precisa dizer nada. Claro que existem momentos que precisamos louvar a Deus, pedir, falar, mas há momentos em que precisamos estar n'Ele apenas. 

Jesus falou para a samaritana, uma mulher estragada, sobre a adoração. Mesmo lambuzado na sujeira do meu pecado eu me ponho em Deus. O peixe que se suja na areia vai se limpar na água. Você que está sujo do pecado aonde vai se lavar? Em Deus. Tudo começa no Senhor e nesta hora nem existem palavras. Mesmo sem palavras, até humilhado, fique em Deus. 

O sondar de Deus é olhar lá dentro. Jesus vai no lixo do nosso interior e enquanto não encontrar uma coisa boa Ele não para. Ele pega a coisa boa e nos mostra, e a partir desta [coisa boa] nos reconstrói. O que aconteceu com a samaritana foi que Cristo a sondou tão dentro, que viu a busca que ela estava vivendo para sair daquela sujeira. Jesus descobre que ela não queria ser pecadora como ela era; e descobre isso em nós também. Ela nem conseguiu mudar a vida dela e já virou apóstola, saiu para comunicar aos outros que tinha encontrado o Senhor.

É a adoração que muda a nossa vida. Deixaremos de ser pecadores, um traste, deixamos nossa vida infeliz e entramos na bem-aventurança pela adoração.


Mons. Jonas Abib

Nenhum comentário: