domingo, 14 de fevereiro de 2010

O Evangelho Não Propõe Revoluções Político-Sociais


Na oração do Ângelus deste domingo(14/02), o Papa Bento XVI fez uma reflexão sobre o tema da justiça, baseado no trecho do evangelho de São Lucas – lido nas missas de todo o mundo hoje. O Pontífice afirmou aos peregrinos na Praça de São Pedro, no Vaticano, que a verdadeira revolução é a do amor.

"O Evangelho de Cristo responde positivamente à sede humana por justiça, mas de um modo inesperado e surpreendente. Ele não está propondo uma revolução de tipo social e político, mas aquela do amor, que já realizou com sua Cruz e a sua Ressurreição", proclamou.

O Papa se referiu às bem-aventuranças e advertências da mensagem de Jesus no famoso Sermão da Montanha, narrado na Bíblia no Evangelho segundo Lucas, capítulo 6, versículos 17 e de 20 a 26.

"Na verdade, o evangelista Lucas, depois de quatro 'bem-aventurados vós...', acrescenta quatro advertências: 'ai de vós, ricos... ai de vós, que agora tendes fartura... ai de vós que agora rides' e 'ai de vós, quando todos os homens falam bem de vós', porque, como disse Jesus, as coisas serão invertidas: os últimos se tornarão primeiros, e os primeiros, últimos", citou.

Bento XVI explicou o motivo pelo qual são felizes os pobres, os famintos, os que choram e os deprezados por causa do nome de Jesus. "Porque a justiça de Deus se fará de modo que todos sejam saciados, recompensados de toda falsa acusação. Em uma palavra, porque os acolhe desde agora no seu reino".

cancaonova.com

Nenhum comentário: