domingo, 31 de janeiro de 2010

Dom Bosco, Rogai Por Nós!


Hoje dia 31 de janeiro, celebra-se a festa de Dom Bosco, apóstolo da juventude, que gastou sua vida pela evangelização e salvação da juventude do seu tempo. Nasceu no dia 16 de agosto de 1815, em Becchi, na Itália, numa família de camponeses pobres. Ficou órfão de pai com dois anos. Sua mãe, Margarida, era uma mulher forte e decidida. Criou os três filhos sozinha. Um misterioso sonho marcou a vida de João Bosco aos nove anos. Os anos que se seguiram foram orientados por esse sonho. Margarida Bosco suportou humilhações e canseiras incríveis para que seu filho chegasse a ser padre.


Ordenou-se sacerdote em 1841, em Turim, Itália. O mundo passava por grandes transformações. Na miséria desoladora dos subúrbios havia jovens desocupados, sem rumo , famintos. Aí o novo sacerdote identificou q quem dedicar a sua vida. Dom Bosco faria de tudo para impedir que jovens abandonados fossem obrigados a roubar para comer e acabar nas prisões.


Reuniu esses meninos. Nasceu o primeiro
Oratório, um lugar onde pudessem morar, trabalhar, rezar. Mais uma vez, Mamãe Margarida se sacrificaria. Deixou sua casa no campo e veio trabalhar como cozinheira e lavadeira dos meninos. Em 1853, começavam a funcionar as primeiras oficinas, nas quais o próprio Dom Bosco ensinava. Entre os jovens que consideram a Dom Bosco como pai e mestre, alguns pedem-lhe para “ser como ele”. Nasce assim a Congregação Salesiana, em 1854. Hoje os Salesianos estão presentes em mais de 150 países.


Em 1860, o primeiro menino de Dom Bosco ordena-se padre. No início de 1872, funda com Madre Mazzarello o
Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, o ramo feminino da Congregação. Dom Bosco idealizou uma grande família para se dedicar ao ensino e catequese dos meninos e meninas abandonados.


Hoje, no mundo todo, a
Família Salesiana é composta, além de padres e irmãs, pelos Cooperadores, Coadjutores e os Salesianos leigos, formados em sua maioria pelos Ex-Alunos, que atuam em oratórios, escolas, dedicam-se ao ensino profissionalizante etc. Mas a maior obra que Dom Bosco deixou para a Igreja é o seu sistema de educar os jovens, baseado em três palavras: razão, religião e carinho, método utilizado na Casa Dom Bosco de Maceió, que é dirigida por nosso Diretor Espiritual, Pe Tito Régis Rodrigues, e que acolhe meninos abandonados.


O santo dos jovens, morreu no dia 31 de janeiro de 1888, com 72 anos. Foi aclamado pelo Papa João Paulo II como o “Pai e Mestre da Juventude”. Dom Bosco é também o padroeiro de Brasília-DF e do nosso Encontro REVOLUÇÃO JESUS que esse ano acontecerá de 16 a 18 de Abril em Maceió.PREPARE-SE!


“Daí-me Almas e Ficai com o Resto!”(São João Bosco)

Nenhum comentário: