quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Dica de Livro: Em Busca de Sentido


A esposa, o pai, a mãe e o irmão de Viktor Frankl morreram nos campos de concentração da Alemanha nazista. Só sua irmã sobreviveu. Suportando fome, frio e brutalidades extremas, primeiro em Auschwitz e depois em Dachau, o próprio Frankl esteve sob constante ameaça de ser enviado para a câmara de gás. Em seu primeiro dia como prisioneiro, perdeu todos os seus pertences, inclusive um manuscrito científico que considerava a obra de sua vida.

Esa história poderia levar qualquer um a acreditar que a vida não tem sentido e que o suicídio é uma opção razoável. Mas, apesar de ter sido jogado no fundo do poço da humanidade, Frankl emergiu como um otimista. Seu raciocínio era simples: ele acreditava que, mesmo sob as mais terríveis condições, as pessoas têm liberdade para escolher como encarar as circunstâncias e delas extrar algum sentido. (...)

As partes mais pungentes de Em busca de sentido são as lembranças dos pensamentos de Frankl que lhe davam vontade de viver. A imagem da esposa, por exemplo, era sua única luz nos dias sombrios dos campos de concentração. (...)

Profeticamente, ele se imagina, depois da libertação, fazendo conferências sobre coisas que nunca deveriam voltar a acontecer. E havia também o desejo permanente de rabiscar notas com as lembranças de seu manuscrito perdido. Mas havia os que preferiam fumar seus últimos cigarros em vez de trocá-los por restos de comida - esses haviam decidido que a vida não tinha mais dada a lhes dar.

Um livro que nos mostra que Deus, a família e Nossos Sonhos podem salvar nossas vidas da destruição, mesmo quando esta parece iminente.

Paz e Alegria!

Nenhum comentário: