quarta-feira, 17 de junho de 2009

Buscarei Outros Mares...


Na sexta-feira próxima estarei sendo consagrado Bispo para a santa Igreja. É uma graça de Deus e uma enorme responsabilidade.

Os Bispos são sucessores dos Apóstolos e, em comunhão com o Sucessor de Pedro, são os pastores da Igreja de Cristo, consagrados pelo Espírito Santo do Senhor Jesus pela Ordenação episcopal, de modo que, em nome de Cristo, ensinam, santificam e pastoreiam o Povo de Deus.

O ministério episcopal não deve ser visto pelo ângulo do prestígio, do poder ou das honras. Se assim fosse, já não seria segundo Cristo, que veio não para ser servido, mas para servir e dar a vida pelo rebanho. Trata-se, o episcopado, de um serviço: ser presença viva do Cristo Bom Pastor no meio do rebanho e para o mundo. Aqui está a beleza e a força do ministério... As honras que se prestam a um Bispo são, na verdade, por causa do Senhor que ele representa.. .

Assim, no próximo dia 19 deste junho, às 17 horas, no Ginásio do Sesi, vizinho ao Trapichão, a Igreja de Maceió dará um de seus padres para o serviço da Igreja que está em Aracaju, como Bispo auxiliar.

De Alagoas levo a saudade, a gratidão para com o povo no meio do qual nasci, criei-me, recebi a santa fé católica e me fiz homem. Levo a gratidão para com este povo alagoano, sangue do meu sangue; levo no coração um afeto imenso para com os maceioenses, que tão bem me acolheram e tanto me quiseram bem! Levo a saudade da Igreja de Maceió! Na Igreja diocesana de Penedo, paróquia da Divina Pastora de Junqueiro, fui feito cristão pelo Batismo e alimentei-me pela primeira vez do Corpo do Senhor na Eucaristia. Mas, foi em Maceió que entrei no seminário e vivi todo o meu sacerdócio. Quanto bem quero a esta queridíssima Arquidiocese: aos Arcebispos com os quais trabalhei, aos meus irmãos sacerdotes e a todo o Povo de Deus! Quanto levo de recordação do nosso Seminário e da amada Igreja do Livramento! Quantos rostos passam agora pela minha memória, quantos momentos vividos com tantos irmãos e irmãs no Senhor...

Do meu Estado sempre foi marcante para mim a beleza do mar; sempre namorei as praias de Alagoas – nunca vi tão belas, nunca conheci tão encantadoras! Quantas vezes, olhando as águas esverdeadas, rezei, pensei na vida, meditei sobre os acontecimentos e vislumbrei a presença doce e forte de Deus... Nunca esquecerei Alagoas, Maceió, e o nosso mar! Agora é hora de ir, de partir! Lá na praia, deixarei o meu barco e, junto ao Senhor que me chama, buscarei outros mares...

Aos alagoanos e aos maceioenses digo de todo o meu coração: muito obrigado! Deus os abençoe sempre!

Monsenhor Henrique Soares da Costa

Nenhum comentário: