sábado, 28 de março de 2009

A Música e o Jovem


Não se pode negar, que no mundo de hoje, a poesia e reflexão que mais impera no universo jovem são as músicas.


É certo que muitos jovens não só preferem escutar certos tipos de música, como também preferem viver o que nelas é cantado. Tornando assim a música, como um dos principais formadores do seu caráter. Isso é muito sério! Onde o correto seria que o caráter fosse formado no seio familiar, hoje se vê com imensa facilidade as músicas como ideologia jovem.


Geralmente, acha-se normal ouvir e cantar um “vamos embora pro bar, beber, cair, levantar”; “forró da rapariga”; Que trair é normal, porque todos traem e quem ainda não levou ou colocou “gaia” um dia isso vai acontecer; “chupa que é de uva”; “senta que é de menta”; repetições de atos sexuais: “tome, tome, tome”; “creu”; até mesmo aquelas músicas que dizem que o outro é o sentido da sua vida e que sem o amado, prefere morrer; É claro que isso não pode ser normal! Onde se via um mundo em que os homens, pouco tempo atrás ainda no seu pleno machismo, era quem “atacavam” as mulheres, hoje se vê o contrário: mulheres que “atacam” os homens. Onde se pode chegar com tal influência desordenada? Alguns dizem: Se todo mundo escuta tal tipo de música, por que eu, que não sou diferente dos outros, também não vou escutar?


No mundo de hoje, globalizado, com informações instantâneas e divulgação de todo tipo, será que os jovens conseguirão aprender o verdadeiro sentido das coisas? E onde ficariam os valores humanos de um jovem que é sugado por esse mundo de prazeres sem limites e de constante busca das facilidades? Aí você pode dizer: “Eu ouço essas músicas, mas só gosto do ritmo e/ou melodia e nem ligo para as letras”. Certo, mas você não vai perceber a influência que elas lhe trazem. A psicologia diz que o que fica no inconsciente pode se tornar ativo nas atitudes das pessoas. E a música fica no nosso inconsciente! E tudo o que as pessoas vão fazendo, passa a ser normal. E nos acostumamos, pensando que isso tudo faz parte da evolução da sociedade.


É importantíssimo o fato de que tudo o que agente faz, reflete no crescimento do caráter de uma criança, por exemplo. Fiquei impressionado ao saber como surgiu a “dança do créu”. O tal DJ que produziu a “música” foi “inspirado” simplesmente, pelo seu filho de 3 anos de idade. Enquanto o DJ pensava numa música para compor, o seu filho vinha de repente, dizia e fazia gesto “créu” (puxar repetidamente o parceiro em um ato sexual). Daí ele teve a “brilhante” idéia de fazer isso em ritmo. Precisamos ter noção de quanto nós influenciamos as pessoas e principalmente as crianças. Qual o futuro de uma criança influenciada dessa forma?


Temos que tomar cuidado! Nós cristãos, católicos, não podemos fazer parte desta “evolução”! Porque se nós fazemos parte, imagine quem não tem formação e consciência crítica cristã.


Vitor Acioli
Grupo de Oração Água Viva-RCC

Um comentário:

jonnybatera disse...

nao so os catolicos mas todos que tem uma consciencia critica formada devem analisar que tipo de musica seus filhos estão ouvindo nao so em casa mas na escola tambem e onde quer que a criança for.