terça-feira, 22 de julho de 2008

Nossos Sonhos Não São Somente Nossos!


Irei ao altar de Deus, do Deus que alegra a minha juventude!

Numa celebração eucarística , um jovem de oitenta anos, Dom Lelis Lara, Bispo Emérito de Itabira-Coronel Fabriciano, começou asssim sua homilia: irei ao altar de Deus, do Deus que alegra a minha juventude, um versículo do salmo 42, que era rezado no início de todas as Missas.

A experiência do Pe. Jacques Loew, quando, cheio de perguntas, participou de uma Semana Santa num Mosteiro beneditino: “Ou estes homens são inteligentes, são loucos, ou há algo de sério aqui!”

Quero propor-lhe uma direção para a vida, o banquete no Reino de Deus, correspondente à expectativa de Jesus Cristo, quando se reuniu com seus apóstolos para a última ceia, na qual instituiu a Eucaristia: “Chegada a hora, Jesus pôs-se à mesa, e com ele os apóstolos. Disse-lhes: Desejei ardentemente comer convosco esta Páscoa, antes de sofrer. Pois vos digo: não tornarei a comê-la, até que ela se cumpra no Reino de Deus. Pegando o cálice, deu graças e disse: Tomai este cálice e distribuí-o entre vós. Pois vos digo: já não tornarei a beber do fruto da videira, até que venha o Reino de Deus. Tomou em seguida o pão e depois de ter dado graças, partiu-o e deu-lho, dizendo: Isto é o meu corpo, que é dado por vós; fazei isto em memória de mim. Do mesmo modo tomou também o cálice, depois de cear, dizendo: Este cálice é a Nova Aliança em meu sangue, que é derramado por vós” Lc 22, 14-20). Temos um compromisso marcado, além do tempo e das idades, no Reino, na plenitude, com Jesus Cristo! Você não foi feito para menos do que isto!
Salmo 42

A juventude que prepara a partilha e anuncia a Eucaristia, Pão partido para a vida do mundo:

Há um caminho a percorrer e eu lhe pergunto sobre o que você traz na mochila da vida. Sim, o que você tem para oferecer e não tanto o que você quer receber hoje. O pouco que tem ou pode dar é o princípio da conversa em direção ao banquete do Reino.

Uma vez, um moço ofereceu a matéria para um milagre de Jesus. (João 6, 1-15)
O que você tem para oferecer? Capacidade para partilhar, generosidade, esperança, capacidade para recomeçar, criatividade, coragem.

Os seus sonhos e esperanças não pertencem somente a você e trazem consigo a responsabilidade de uma escolha, a que chamamos vocação. Muitos há que se perguntam sobre o futuro, mas não chegam a perguntar-se sobre o que Deus quer deles. Nesta pergunta se decide a eternidade! Sim, porque você não é fruto do acaso, mas pensado por Deus desde toda a eternidade, no mistério profundo do chamado e da resposta, no qual se joga a liberdade, precioso tesouro que Deus lhe ofereceu.

Você tem também muito de material a oferecer. Se aqui perguntássemos o que você tem no bolso e o que poderíamos fazer com o que possuímos, certamente muitos milagres de multiplicação estão aqui mesmo escondidos.
E nós podemos começar um mundo novo, de partilha e de fraternidade. Isto está em nosso coração, em nossas mãos e em nosso bolso!

Prepara-se a mesa do banquete!
Dom Alberto Taveira

Arcebispo de Palmas-TO

Nenhum comentário: