terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

As Cinco Fases da Tentação


A Liturgia sempre nos apresenta, no primeiro Domingo da Quaresma, Jesus vencendo as tentações do demônio(Cf Lucas 4,1-13).O Nosso Senhor e Mestre não só vence, mas nos dá as dicas para vencer também o nosso inimigo e as tentações pequenas e grandes que enfrentamos todos os dias. O objetivo desta reflexão de hoje será avaliar a nossa defesa e aumentar as nossas resistências frente às tentações e celebrar a vitória com o Senhor Jesus.

O Senhor derrotou o inimigo através da Docilidade ao Espírito Santo, pois “no deserto, ele era guiado pelo Espírito”, da Palavra: “A Escritura diz: ‘Não só de pão vive o homem” ; da Oração: “Terminada toda a tentação, o diabo afastou-se de Jesus”; do Jejum: “Não comeu nada naqueles dias e, depois disso, sentiu fome”, e pela Adoração: “Adorarás o Senhor teu Deus, e só a ele servirás”. Exercendo Sua autoridade que vinha de uma vida coerente e santa. Isso fica bem claro na leitura deste Evangelho.

"O diabo usa cinco formas para atacar o homem. Tentarei explicar, resumidamente, estes cinco modos, que são:

Tentação: a tentação verifica-se quando o diabo tenta você a fazer o que não tem que ser feito, ou que você não faça o que tem que fazer. É sempre uma questão de obediência a Deus. Uma coisa a se manter bem em mente é que nem toda a tentação vem do diabo. A nossa própria natureza ferida pelo pecado nos sugere que façamos o mal, pelo qual somos atraídos.


Opressão: Significa que o diabo, como bom lutador, achando o ponto fraco da minha personalidade dirige o seu ataque nessa direção: poderia ser o poder, a ambição, o ciúme, o ser apegado ao dinheiro, ao sexo, à sensualidade, etc. Cada um de nós tem um ou mais pontos fracos na sua natureza. É bom lembrar de tudo isto especialmente quando procuramos amparo no Sacramento da Reconciliação, se queremos que este seja frutífero ao máximo. A graça deste sacramento, de fato, não consiste somente no perdão do pecado, mas também na cura e libertação.

Vexação: Acontece quando o inimigo ataca pessoas superiores. Temos o caso de Padre Pio, por exemplo, quando o diabo tremia a cama dele e fazia todo aquele teatro. A vexação existe realmente, basta ler a vida dos santos, e veremos quando ela é realidade.


Infestação: Acontece quando o diabo tenta incomodar não a pessoa, mas seus objetos e locais onde ela vive. Também neste caso precisamos ser prudentes e cautelosos na análise desses fenômenos, não excluindo a possibilidade de serem verdadeiros.

Possessão: Acontece quando o diabo toma como sua morada, o corpo de uma pessoa, domina sua mente, domina sua psique, sua vontade. O domínio da alma pelo diabo só se dá pelo pecado. Na possessão, o maligno somente consegue chegar a pisque, à vontade, ao intelecto, não podendo chegar à alma. Ele não pode obrigá-lo a cometer o pecado, mas somente a fazer a ação do pecado, esses casos são os mais sérios e também os mais difíceis de acontecer. Esses são os três modos de possessão:

- Quando se abre todas as portas para se entregar ao inimigo;

- Quando se abre as janelas, através da prática do ocultismo;
- Quando, com a permissão de Deus, o diabo pega alguém como refém”.

(Trecho tirado do livro: Cura do mal e libertação do maligno Frei Elias Vella. )

Por isso, não devemos temer o inimigo, mas conhecer as suas artimanhas e usar de todas as armas espirituais e fugir das ocasiões de pecado, porque na graça é muito mais difícil do demônio conseguir nos vencer. Fortaleçamo-nos na Oração, no Jejum, no poder da Palavra de Deus e principalmente na vivencia da Caridade. “Somos mais que vencedores, graças Aquele que nos amou”. Desarmando as ciladas do antigo inimigo, ensinou-nos a vencer o fermento da maldade. Celebrando agora o mistério pascal, nós nos preparamos para a Páscoa definitiva. (Prefácio do 1° Domingo da Quaresma).

Senhor proclamando o Teu senhorio em minha vida e adorando unicamente a Ti reconheço todas as minhas fraquezas perante as tentações, mas pela Tua graça reconheço também que em Ti sou mais que vencedor. Quero escutar a Tua Palavra e ser dócil ao Teu Espírito e a Tua vontade mesmo vivendo o deserto e a solidão em minha vida. Jesus Cristo Tu és o meu único Senhor e salvador.


Oração a Nossa Senhora, diante das tentações:

Mãe querida acolhe-me em teu regaço, cobre-me com teu manto protetor e, com esse doce carinho que tens por teus filhos afasta de mim as ciladas do inimigo, e intercede intensamente para impedir que suas astúcias me façam cair. A ti me confio e em tua intercessão espero. e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém


Conte com as minhas orações.

Padre Luizinho, Com. Canção Nova.

Um comentário:

Unknown disse...

Muito boa a mensagem!!!
Saudades desse grupo de oração lindo!!
Estou aqui, em Recife, mas não esqueço de vocês!!
Que Deus os abençoe!
Deus seja louvado e todo o mal acorrentado!!
Paz e bem!!